SIGA-NOS
Formulário de Contato

Autismo: aprenda a guiar o desenvolvimento do seu filho na rotina diária

Autismo: aprenda a guiar o desenvolvimento do seu filho na rotina diária
Você já sentiu que a terapia do seu filho é incrível na teoria, mas difícil de aplicar em casa? Essa é uma preocupação real para muitos pais, e o coração do nosso trabalho é criar essa ponte. Como? Garantindo que as habilidades aprendidas se tornem parte da vida real, de forma natural e significativa.

Neste conteúdo, você vai entender como o aprendizado do seu filho não precisa (muito menos deve) se limitar à clínica. Vamos mostrar, de forma simples e com exemplos práticos, como aproveitar cada momento da rotina — da hora de brincar ao lanche da tarde — para guiar o desenvolvimento, construir autonomia e celebrar pequenas vitórias juntos. O objetivo é que você finalize esta leitura com um novo olhar sobre as oportunidades de aprendizado que já existem dentro da sua própria casa. Vamos lá?

O que é o Ensino Baseado em Eventos (EBL)?
Se seu filho já frequenta algum tipo de terapia, você já deve ter ouvido falar em "currículo". Dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), esse termo é como um mapa de desenvolvimento; um guia que nos ajuda a saber exatamente quais habilidades ensinar para que seu filho atinja sua máxima potencialidade.

Pensemos assim: qual habilidade mais importante para uma criança com dificuldades consideráveis na interação social; saber que o céu é azul ou ter condições de apontar para a barriga quando seu estômago dói? 

Aqui no CEDIN, nossa equipe utiliza o Essencial para Viver como um de nossos principais guias. É dentro do Essencial para Viver que aplicamos o Ensino Baseado em Eventos (EBL), um método prático e humano que nos ajuda a te mostrar, passo a passo, como usar cada momento da rotina para guiar o crescimento do seu filho.

Em outras palavras, em vez de focar em tarefas repetitivas e sem significância para o cotidiano, nosso guia são as atividades que já fazem parte da rotina da sua família — como preparar o lanche, escolher a roupa ou até cuidar do jardim. Para nós, esses não são apenas afazeres, mas sim eventos de aprendizado com início, meio e fim.

Para isso, a abordagem se baseia em três pilares que guiam nosso trabalho e, principalmente, a jornada do seu filho:

Engajar: quando a criança está ativamente envolvida em algo que faz sentido, a motivação dela vem de dentro. Ao invés de uma recompensa externa, o aprendizado se torna uma conquista pessoal e a criança participa de forma genuína.

Inspirar: cada evento é uma chance de despertar a curiosidade, promover a conexão social e fazer com que o aprendizado seja uma experiência inspiradora e positiva. A alegria de conseguir algo novo é o melhor incentivo para continuar aprendendo.

Transformar: o que seu filho aprende hoje se transforma em autonomia para o amanhã. É aqui que a transformação acontece. Não basta que a criança aprenda a fazer algo, ela precisa conseguir fazer de forma rápida, natural e em diferentes lugares.

A isso damos o nome de fluência. Queremos que a habilidade se torne um hábito, uma segunda natureza para seu filho, para que ele possa usá-la com confiança em casa, na escola ou no parquinho. Ao usar as atividades do dia a dia como terapia, as habilidades se tornam imediatamente aplicáveis na vida real, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida da família.
A diferença na prática: da teoria à vida real

Para entender o EBL, nada melhor do que comparar. Veja como uma mesma habilidade pode ser trabalhada de formas completamente diferentes:
 
A diferença na prática: da teoria à vida real
Ensino tradicional de habilidades Ensino Baseado em Eventos (EBL)
Contar blocos coloridos em uma mesa. Contar as frutas para a salada que vamos comer.
Seguir comandos verbais isolados do terapeuta. Seguir os passos de uma receita para fazer um bolo.
Pedir um item apontando para um cartão. Pedir para um colega: "me passa a banana, por favor?".


A diferença é clara: no EBL, a aprendizagem tem um contexto social, uma motivação real e um resultado funcional.

Estudo de caso prático: a nossa "Missão dos Sanduíches" 
Imagine uma de nossas salas de terapia em grupo. O evento do dia é "preparar sanduíches para o nosso lanche". Em um grupo de quatro crianças, com diferentes habilidades e níveis de suporte, a mágica acontece.

Na nossa "Missão dos Sanduíches", o João, que está trabalhando a coordenação motora fina e a capacidade de seguir etapas, ficou responsável por espalhar o patê no pão. A Maria, focada no desenvolvimento da comunicação funcional, precisou pedir o tomate para a Ana, que por sua vez, estava aprendendo a responder a pedidos e a compartilhar. Por fim, Rafael finalizou os sanduíches para que todos pudessem celebrar e comer juntos.

Não foi apenas sobre fazer um sanduíche. Foi sobre colaboração, comunicação, regulação sensorial (tolerar a textura dos ingredientes), responsabilidade (limpar a mesa depois) e, o mais importante, a alegria de uma conquista compartilhada. Cada criança teve um papel essencial no evento, e a aprendizagem fluiu do começo ao fim.

Por que o CEDIN é embaixador desta abordagem?

Nossa escolha pelo Ensino Baseado em Eventos não é por acaso. Como embaixadores do currículo Essencial para Viver, um protocolo que visa identificar e ensinar habilidades cruciais para a autonomia, sabemos que a aprendizagem precisa fazer sentido fora da sala de terapia.

Essa metodologia se alinha perfeitamente com a nossa filosofia central: promover uma vida mais plena, com autonomia e felicidade. Acreditamos que a verdadeira medida do sucesso terapêutico não está apenas em gráficos (que são essenciais para o acompanhamento do progresso, a propósito), mas na capacidade da criança de usar suas habilidades para interagir, participar e encontrar alegria no seu dia a dia.

A jornada de seu filho começa com apenas um primeiro passo 

A terapia não deve ser algo separado da vida. Ela é uma representação fiel da própria vida, repleta de momentos de aprendizagem significativos e conquistas concretas. O desenvolvimento do seu filho é uma jornada, e ela pode ser mais leve, natural e eficaz.

Para entender como essa jornada pode se aplicar ao desenvolvimento único do seu filho, nossa equipe está sempre a postos para esclarecer suas dúvidas. Para isso, clique aqui e envie sua mensagem para iniciarmos uma conversa de acolhimento.
  « Voltar