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Treinamento de comunicação funcional reduz comportamentos interferentes em crianças com TEA, confirma estudo recente

Treinamento de comunicação funcional reduz comportamentos interferentes em crianças com TEA, confirma estudo recente
Os membros da equipe CEDIN, Daiton Martins (Diretor Clínico), Gabriela Lozano (Analista do Comportamento), e Julia Vieira (Assistente de Psicologia) tiveram seu artigo intitulado "Utilização do Treinamento de Comunicação Funcional na Diminuição de Comportamentos-Problema em Crianças com TEA" publicado na renomada Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Este é um marco importante que reforça nosso compromisso com a pesquisa científica e a aplicação de práticas baseadas em evidências na terapia do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O que é o Treinamento de Comunicação Funcional (TCF)?
O Treinamento de Comunicação Funcional (TCF) é uma abordagem terapêutica que visa substituir comportamentos inadequados por meios de comunicação mais apropriados e eficazes. Este método se baseia na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma ciência dedicada ao entendimento e modificação positiva do comportamento humano.

Destaques do Artigo

O estudo conduzido por Daiton, Gabriela e Julia investigou como o TCF pode ser aplicado para reduzir comportamentos interferentes em crianças com TEA. Alguns pontos relevantes incluem:

Objetivo: o principal objetivo do estudo foi avaliar a eficácia do TCF na diminuição de comportamentos-problema, como agressividade e autolesão, em crianças diagnosticadas com TEA.
Metodologia: foram utilizados métodos científicos rigorosos para identificar comportamentos interferentes e desenvolver estratégias de comunicação alternativa que atendam às necessidades específicas de cada criança.
Resultados: os resultados demonstraram uma redução significativa nos comportamentos interferentes após a implementação do TCF. As crianças passaram a utilizar formas mais adequadas de comunicação para expressar suas necessidades e desejos.
Conclusão: o estudo concluiu que o TCF é uma abordagem eficaz para melhorar a qualidade de vida de crianças com TEA, proporcionando a elas melhores ferramentas de comunicação e, consequentemente, reduzindo comportamentos interferentes.

Importância da Pesquisa

A publicação deste artigo na Revista Brasileira de Análise do Comportamento é uma confirmação da validade científica e da relevância prática do TCF no manejo do TEA. Este trabalho não só contribui para o corpo de conhecimento existente, mas também oferece soluções concretas para desafios enfrentados diariamente por pais e terapeutas.

Leia o artigo na íntegra

Convidamos todos os interessados, especialmente pais, educadores e profissionais da saúde, a ler o artigo completo. A pesquisa está disponível para acesso online. Para mais detalhes e uma compreensão completa dos métodos e resultados, clique no link do artigo.

Acreditamos que o conhecimento compartilhado transforma vidas. Continue acompanhando nosso blog para mais insights e descobertas sobre práticas eficazes no tratamento do TEA.

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